Desde dezembro de 2009, uma seleção de artigos e estudos está publicada em pdf. Entre eles, é tratada a noção médica de saúde, o senso de risco no Ocidente, a criação em design, livros e filmes, temas da vida cotidiana como trabalho, paternidade e dinheiro, em pontos que podem ser tocados pela psicanálise. (ver mais)
NÚCLEO DE CRIAÇÃO
:: Inscrições em 2010
Consideramos que o trabalho criativo é uma ética de vida. Rever possibilidades. Abrir mão de categorias de pensamento comuns. Recomeçar sempre. Arcar com as conseqüências de cada decisão. Incorporar o acaso, a surpresa e a resistência. Saber-se responsável por dar-se limites.
No NÚCLEO DE CRIAÇÃO o trabalho criativo não é imposto profissionalmente ou voltado a um diploma. É a insistência de cada um dos participantes em exceder os próprios obstáculos. Em qualquer profissão ou empreendimento, recusar justificações para a desistência. Tratar as próprias condições de relacionamento e trabalho para captar, do contato com o grupo, o melhor estímulo.
Este Núcleo, de fundamento psicanalítico, não acata explicações do malogro. Recebe pessoas interessadas na pesquisa cultural e criativa, para que ponham seus trabalhos à prova diante de si mesmos, e a sucessivas provas, aprimorando a qualidade das questões tocadas por sua criação. É o único grupo de criação auto-gerido de que temos notícia: o crescimento e a vida das turmas são promovidos pelos próprios integrantes. A orientação psicanalítica é de Andréa Naccache.
Contato:
NEWSLETTER do Primeiro Ciclo, de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010 (ver).
NEWSLETTER do Segundo Ciclo, de março de 2010 a agosto de 2010 (ver).
Assinar:
Postagens (Atom)